MAPA DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN PARAÍBA

Autores/as

Uyguaciara Veloso Castelo Branco
UFPB
https://orcid.org/0000-0003-3595-1415
Adriana Valéria Santos Diniz
UFPB
https://orcid.org/0000-0002-2720-2433

Palabras clave:

Educação Superior, Mapa da Educação Superior, Territorialidades, Expansão da Educação Superior, Público-privado

Sinopsis

El libro electrónico aquí presentado es resultado de la sistematización y conclusión de datos de la investigación realizada, de 2017 a 2021, titulada Mapa de la educación superior en Paraíba: análisis del sector público y privado, aprobada en el MCTI/CNPq Universal Convocatoria N° 01/2016, coordinada por las profesoras Adriana Valéria Santos Diniz y Maria da Salete Barboza de Farias. El proyecto contó con la participación de profesores/investigadores de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB), la Universidad de Pernambuco (UPE) y la Universidad de València (UV - España). Estuvieron presentes los siguientes investigadores de la UFPB: Ana Paula Furtado Soares Pontes, Damião de Lima, Emília Maria da Trindade Prestes, Edineide Jezine Mesquita de Araújo, Eder da Silva Dantas, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Mariana Lins de Oliveira, Paulo Hideo Nakamura , Swamy de Paula Lima Soares y Uyguaciara Veloso Castelo Branco; por la UPE, Alcivam Paulo de Oliveira; y por la UV, Alicia Villar Aguilles, Francesc Jesùs Hernàndez i Dobon y José Beltrán Llavador. El proyecto también contó con la participación de estudiantes de los Programas de Postgrado en Políticas Públicas y Evaluación de la Educación Superior (PPGAES) y de Gestión de Organizaciones de Aprendizaje (PPGOA), así como de estudiantes de pregrado del PIBIC/UFPB/CNPq. Los capítulos abarcan, a partir de los análisis realizados por los autores, desde aspectos de carácter teórico-metodológico, hasta datos recopilados durante el proyecto, que traducen, en números, el panorama de la Educación Superior, en Paraíba, desde el nivel de enseñanza o alumno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Uyguaciara Veloso Castelo Branco, UFPB

Possui graduação em Psicologia Licenciatura e Formação pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutorado na Universitat de València - Espanha. É Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação (PPGAES), nível Mestrado Profissional. É pesquisadora na área de História da Educação, com ênfase em Educação Superior no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Ensino Superior-Brasil-Nordeste-Paraíba, Acesso, Permanência e Inclusão na Educação Superior. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NEPES) e integra o Projeto de Pesquisa Permanência e evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas (FAPEMAT). É membro da Rede Universitas/BR (Eixo 5). Integrou o Projeto "Mapa da Educação Superior na Paraíba: análise do setor público e privado" (CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq No 01/2016), sob a coordenação da Profa. Dra. Adriana Valéria Santos Diniz. Integrou, ainda, o Projeto Ecossistema de Gestão das Graduações das IFES (EcoGrad): Desenvolvimento e compartilhamento de metodologias e ferramentas de aperfeiçoamento de gestão voltadas ao acesso, a permanência qualificada, a diplomação e a empregabilidade dos estudantes da graduação das IFES, sob coordenação da ANDIFES-COGRAD.

Adriana Valéria Santos Diniz, UFPB

Atualmente é Diretora do Centro de Educação da UFPB, Professora Associado II. Ingressou na Universidade Federal da Paraíba, no ano de janeiro de 2012, na área de Gestão Educacional, com atuação nos Mestrados Profissionais do PPGOA - Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes e Políticas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAV. É Coordenadora Geral do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE - Região Nordeste -, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, desde 2020. Doutora pela Universidade de Valência/ Espanha (2010), com menção de Doutorado Europeu, reconhecido no Brasil pelo Doutorado em Educação da UFC (2011). Graduação em Pedagogia (UFPB, 1994) e em Ciências Contábeis (UNIPE, 1990). Especialização em Pesquisa Educacional (UFPB, 1994) e Aperfeiçoamento em Direitos da Criança (UV / UNESCO, 2007). Foi Assessora de Graduação do Centro de Educação (2013 - 2016). Foi Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010-2011). No âmbito da educação básica, exerceu diversos cargos, destacamos: Secretária Municipal de Educação de Bayeux (2017), Secretária Adjunta de Educação e Cultura do Estado do RN (2011), Secretária Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa (2003 ? 2004), Presidente NE da UNDIME (2003 - 2004). Atuação em Conselhos: Conselho Estadual do FUNDEB do RN (2011), Conselho Estadual da Educação da PB (2003 - 2006), Conselho Municipal de Educação (1998 - 2002), Conselho Estadual do FUNDEF da PB (2004 - 2005), Conselho Municipal do FUNDEF (1999 - 2000). Teve experiência em ONG de âmbito latino-americano (SLA MIEC ? JECI), com sede em Quito - Equador, entre 1995 - 1997, e na alfabetização de adultos, no Projeto Escola Zé Peão (UFPB e Sintricom), no período de 1991 a 1995. Temas principais de estudo e pesquisa: gestão da educação pública, ensino superior, educação de jovens e adultos, aprendizagem ao longo da vida, teoria da biograficidade, Programa Dinheiro Direto na Escola.

Descargas

Publicado

septiembre 25, 2024

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-5942-270-8