MAP OF HIGHER EDUCATION IN PARAÍBA

Authors

Uyguaciara Veloso Castelo Branco
UFPB
https://orcid.org/0000-0003-3595-1415
Adriana Valéria Santos Diniz
UFPB
https://orcid.org/0000-0002-2720-2433

Keywords:

Educação Superior, Mapa da Educação Superior, Territorialidades, Expansão da Educação Superior, Público-privado

Synopsis

The e-book presented here is the result of the systematization and conclusion of data from the research carried out, from 2017 to 2021, entitled Map of higher education in Paraíba: analysis of the public and private sector, approved in the MCTI/CNPq Universal Call No. 01 /2016, coordinated by professors Adriana Valéria Santos Diniz and Maria da Salete Barboza de Farias. The project had the participation of professors/researchers from the Federal University of Paraíba (UFPB), the University of Pernambuco (UPE) and the University of València (UV - Spain). The following researchers from UFPB were present: Ana Paula Furtado Soares Pontes, Damião de Lima, Emília Maria da Trindade Prestes, Edineide Jezine Mesquita de Araújo, Eder da Silva Dantas, Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Mariana Lins de Oliveira, Paulo Hideo Nakamura, Swamy by Paula Lima Soares and Uyguaciara Veloso Castelo Branco; for the UPE, Alcivam Paulo de Oliveira; and for the UV, Alicia Villar Aguilles, Francesc Jesùs Hernàndez i Dobon and José Beltrán Llavador. The project also included the participation of students from the Postgraduate Programs in Public Policies and Evaluation of Higher Education (PPGAES) and Management of Learning Organizations (PPGOA), as well as undergraduate students from the PIBIC/UFPB/CNPq. The chapters cover, based on the analyzes carried out by the authors, from aspects of a theoretical-methodological nature, to data collected during the project, which translate, in numbers, the panorama of Higher Education, in Paraíba, from the teaching level or student.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Uyguaciara Veloso Castelo Branco, UFPB

Possui graduação em Psicologia Licenciatura e Formação pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1995), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e Pós-Doutorado na Universitat de València - Espanha. É Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, atuando como docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação (PPGAES), nível Mestrado Profissional. É pesquisadora na área de História da Educação, com ênfase em Educação Superior no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação, Ensino Superior-Brasil-Nordeste-Paraíba, Acesso, Permanência e Inclusão na Educação Superior. É coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sociedade (NEPES) e integra o Projeto de Pesquisa Permanência e evasão na Educação Superior: fatores interferentes, interfaces com ensino médio público e possibilidades de avanço nas políticas públicas (FAPEMAT). É membro da Rede Universitas/BR (Eixo 5). Integrou o Projeto "Mapa da Educação Superior na Paraíba: análise do setor público e privado" (CHAMADA UNIVERSAL MCTI/CNPq No 01/2016), sob a coordenação da Profa. Dra. Adriana Valéria Santos Diniz. Integrou, ainda, o Projeto Ecossistema de Gestão das Graduações das IFES (EcoGrad): Desenvolvimento e compartilhamento de metodologias e ferramentas de aperfeiçoamento de gestão voltadas ao acesso, a permanência qualificada, a diplomação e a empregabilidade dos estudantes da graduação das IFES, sob coordenação da ANDIFES-COGRAD.

Adriana Valéria Santos Diniz, UFPB

Atualmente é Diretora do Centro de Educação da UFPB, Professora Associado II. Ingressou na Universidade Federal da Paraíba, no ano de janeiro de 2012, na área de Gestão Educacional, com atuação nos Mestrados Profissionais do PPGOA - Programa de Pós-Graduação em Gestão das Organizações Aprendentes e Políticas, Gestão e Avaliação da Educação Superior - PPGAV. É Coordenadora Geral do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - CECAMPE - Região Nordeste -, vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, desde 2020. Doutora pela Universidade de Valência/ Espanha (2010), com menção de Doutorado Europeu, reconhecido no Brasil pelo Doutorado em Educação da UFC (2011). Graduação em Pedagogia (UFPB, 1994) e em Ciências Contábeis (UNIPE, 1990). Especialização em Pesquisa Educacional (UFPB, 1994) e Aperfeiçoamento em Direitos da Criança (UV / UNESCO, 2007). Foi Assessora de Graduação do Centro de Educação (2013 - 2016). Foi Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2010-2011). No âmbito da educação básica, exerceu diversos cargos, destacamos: Secretária Municipal de Educação de Bayeux (2017), Secretária Adjunta de Educação e Cultura do Estado do RN (2011), Secretária Municipal de Educação e Cultura de João Pessoa (2003 ? 2004), Presidente NE da UNDIME (2003 - 2004). Atuação em Conselhos: Conselho Estadual do FUNDEB do RN (2011), Conselho Estadual da Educação da PB (2003 - 2006), Conselho Municipal de Educação (1998 - 2002), Conselho Estadual do FUNDEF da PB (2004 - 2005), Conselho Municipal do FUNDEF (1999 - 2000). Teve experiência em ONG de âmbito latino-americano (SLA MIEC ? JECI), com sede em Quito - Equador, entre 1995 - 1997, e na alfabetização de adultos, no Projeto Escola Zé Peão (UFPB e Sintricom), no período de 1991 a 1995. Temas principais de estudo e pesquisa: gestão da educação pública, ensino superior, educação de jovens e adultos, aprendizagem ao longo da vida, teoria da biograficidade, Programa Dinheiro Direto na Escola.

Downloads

Published

September 25, 2024

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-5942-270-8