Estratégias inovadoras no Ensino de Biologia, na prática e na formação: proposições dos docentes, mestres(as) e mestrandos(as) PROFBIO/UFPB – Volume 3

Authors

Fabiola da Silva Albuquerque (ed)
UFPB
Maria de Fátima Camarotti (ed)

Keywords:

Basic education, Teaching by research, Teaching practice, active methodologies., Didactic sequence., Homeostasis, One Helth

Synopsis

The book INNOVATIVE STRATEGIES IN BIOLOGY TEACHING, IN PRACTICE AND TRAINING: Propositions of Teachers, Masters and Masters Students PROFBIO/UFPB Volume 3 presents reports of the practices of didactic activities, developed and applied to high school students by basic education teachers Masters and Masters of the Program, which constituted innovations in the practice of each of them. The authors of the chapters are Masters of the 2017, 2018 and 2020 classes and students from the 2022 and 2023 classes, revealing the lasting impact of PROFBIO training. The volume is divided into three parts. PART I – ENVIRONMENT with six chapters and PART II – BODY with seven chapters describe teaching experiences that constitute a source of tools that can be appropriate or serve as inspiration for basic education and teaching teachers higher. PART III – TRAINING presents two theoretical chapters that address subjects present in the mandatory subjects of our Program. The motivational origin of these texts was to provide support material during the Master's degree to our students and those in the Network. However, the scope of the themes developed here makes their reach quite broad. The first deals with one health, a recent concept of great importance for current phenomena that require integration between environment, health and society. The second focuses on the central concept of physiology, homeostasis, in the search for an integrated approach with the aim of promoting the teaching-learning of this topic. Certainly, the chapters in this book can serve to update and reflect on teaching practice at all levels. In all cases, our expectation is to contribute to continued training towards the use of teaching approaches that promote meaningful student learning.

Chapters

  • ENSINO DE ECOLOGIA NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: APRENDIZAGEM PARA ALÉM DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS
    CARLOS HENRIQUE DE NORONHA FREITAS, THIAGO LEITE DE MELO RUFFO
  • PERCEPÇÃO DO BIOMA CAATINGA NO RIO GRANDE DO NORTE PELOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
    MÁRCIO GLEY CUNHA, MARIA DE FÁTIMA CAMAROTTI
  • TESOUROS DA CAATINGA: CONHECENDO SUA BIODIVERSIDADE
    ALLYSON FRANCISCO DOS SANTOS, THIAGO LEITE DE MELO RUFFO
  • A QUESTÃO AMBIENTAL E SUA ABORDAGEM NO CONTEXTO DAS ALTERAÇÕES ANTRÓPICAS NO RIO PARAÍBA: UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
    TIAGO ALVES DE BRITO, THIAGO LEITE DE MELO RUFFO
  • O ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS
    BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO, MARIA DE FÁTIMA CAMAROTTI, MARISA DE OLIVEIRA APOLINÁRIO
  • O CONCEITO DE NICHO FUNDAMENTAL E A DISSEMINAÇÃO DE ESPÉCIES DO GÊNERO AEDES
    EDMAR DO NASCIMENTO SILVA, MARISA DE OLIVEIRA APOLINÁRIO
  • DNA INTERATIVO: FERRAMENTA ATIVA DE APRENDIZAGEM EM GENÉTICA E EPIGENÉTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
    ALENA SOUSA DE MELO, MARIA DE FÁTIMA CAMAROTTI, MÁRCIA ROSA DE OLIVEIRA
  • CINEASTAS DA FERMENTAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE VÍDEOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
    JOSÉ WILLIAMES DOS SANTOS SILVA, FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
  • UTILIZANDO O EMBRANQUECIMENTO CAPILAR COMO TEMÁTICA PARA ABORDAGEM DA ATIVIDADE ENZIMÁTICA
    DANIELA TÁBITA DE LAVÔR, DARLENE CAMATI PERSUHN
  • INVESTIGANDO A PRODUÇÃO DE ENERGIA NO CORPO HUMANO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO
    ANA KARLA DANTAS DE MEDEIROS, DARLENE CAMATI PERSUHN, ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA
  • O QUE SENTIMOS POR MEIO DA PELE? UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DOS SISTEMAS SENSORIAIS
    CLEODON RONALDO REGO FERNANDES, FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE
  • HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA PROTAGONISTA E INVESTIGATIVA.
    LAÍSE AMÉRICA DE ALMEIDA LIMA, DARLENE CAMATI PERSUHN
  • PROPOSTA COM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS SOBRE A DIFERENCIAÇÃO DAS GENITÁLIAS MASCULINA E FEMININA COM ESTUDANTES DA EJA
    IARA PATRÍCIA FERREIRA DE SOUSA, VIVYANNE FALCÃO SILVA DA NÓBREGA
  • A SAÚDE ÚNICA (ONE HEALTH) COMO ABORDAGEM PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
    ANTONIA ARISDÉLIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA, PEDRO CORDEIRO ESTRELA
  • HOMEOSTASE: O DESAFIO DO CONCEITO CENTRAL DA FISIOLOGIA
    FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiola da Silva Albuquerque, UFPB

Bióloga (UFRPE, 1991), com mestrado em Psicobiologia (UFRN, 1994) e Doutorado em Psicologia Experimental (USP, 1999); Pós doutorado no PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (CCET/UFRN, 2019). Professora titular do DFP/CCS/UFPB e Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO/UFPB, tendo sido vice coordenadora nos períodos 2020-2022/2022-2024. Encantada pelo estudo da fisiologia, da cognição e do comportamento. Aprendiz-praticante da pedagogia da autonomia. Compreende o ensino enquanto prática libertadora.

Maria de Fátima Camarotti

Doutora em Ciências Biológicas, UFPB, 2004; Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas, UFRPE/UFPB, 1987/2005 e Pós-Doutora em Ensino de Ciências pelo PPGEC/UFRPE em 2018. Professora Associada do DME/CE/UFPB; Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO/UFPB; participa dos grupos de Pesquisa do CNPq em Educação Ambiental, Ensino de Ciências/Biologia e Malacologia - GPBioMA, Formação e prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia - FORBIO/UFRPE e Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Ensino de Ciências Biológicas - PROFBIO/UFPB.

ALENA SOUSA DE MELO

Doutoranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática, UEPB; Mestra em Ensino de Biologia, ProfBio -UFPB (2019). Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e Fundamentos em Educação, UEPB (2014). Formação Complementar em Teacher Training em HAMK University of Applied Sciences, Finlândia (2019). Licenciada em Ciências Biológicas, UFPB (2007). Professora de Biologia na rede pública estadual de Educação da Paraíba (2013-atual). Técnica em Laboratório de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (2010 – atual). Colaboradora da Proposta Curricular do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba, com ênfase da Educação de Jovens e Adultos.  Membro da equipe de professores da TV Paraíba Educa como colaboradora como professora ministrante do componente Biologia para a TV aberta no Estado da Paraíba (2020-2023). Produtora de conteúdo didático para plataforma institucional de educação “Paraíba Educa” do Estado da Paraíba (https://pbeduca.see.pb.gov.br/) (2020-2023).

ALLYSON FRANCISCO DOS SANTOS

Mestrando em Ensino de Biologia, PROFBIO-UFPB, 2023. Licenciado em Ciências Biológicas, FACHUSC, 2016. Professor de Biologia da rede estadual de educação do Estado de Pernambuco.

ANA KARLA DANTAS DE MEDEIROS

Especialista em Gestão Ambiental, FIP, 2009; Graduada em Ciências Biológicas, UEPB,2006; Professora da Educação Básica do Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA

Doutora em Biotecnologia, UECE, 2011, Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, UFPB, 2003 e 2009, respectivamente. Professora Associada III do Departamento de Agricultura, CCHSA, UFPB. Credenciada como professora efetiva no Profbio/UFPB, onde desenvolvo pesquisa na linha de Novas práticas e estratégias pedagógicas para o ensino de Biologia. Colaboradora no Laboratório de Fitopatologia, CCA/UFPB, onde desenvolvo pesquisa na linha de fungos fitopatógenos.

ANTONIA ARISDÉLIA FONSECA MATIAS AGUIAR FEITOSA

Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura, 1989 (UFPB). Especialista em Educação Ambiental, 1994 (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, 2002 (PRODEMA/UFPB). Doutora em Educação, 2010 (PPGE/UFPB). Atuou como docente na Universidade Federal de Campina Grande (2002-2016). É professora Associada da UFPB no Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (2016-atual). Foi Vice Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, em rede (PROFBIO 2018-2020). Foi Membro do Corpo Editorial do Periódico - Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza - CFP/UFCG. É líder do Grupo de Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Ensino de Ciências Biológicas do DSE/CCEN/UFPB; Foi Orientadora do Programa Residência Pedagógica – Núcleo de Biologia, Campus I/UFPB (2018-2020; 2020-2022).  Credenciada ao Mestrado em Ensino de Biologia em Rede - PROFBIO/ CCEN/ UFPB; Ministra aulas no Curso de biomedicina do CCS/UFPB; de Engenharia Ambiental do CT/UFPB e do CCEN/UFPB. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nas Ciências Ambientais, biológica e Educação, atuando nas linhas: Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Ensino de Ciências Biológicas, Ecologia Humana e Saúde, Meio Ambiente e Saúde, Educação Ambiental, Formação Docente; Formação Profissional Integral.

BRUNO TARDELLI DA COSTA MACEDO

Mestrando em Ensino de Biologia, PROFBIO – UFPB, 2023; Especialista em Ensino de Biologia – FAVENI, 2015; Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas - UEPB, 2011; Professor de Biologia da rede estadual de ensino da Paraíba desde 2013, atuando nas turmas de Ensino Médio.

CARLOS HENRIQUE DE NORONHA FREITAS

Mestre em Ensino de Biologia, UFPB, 2022; Especialista em Educação Ambiental e sustentabilidade, UNINTER, 2019; Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas, UFPE, 2006. Professor concursado da rede estadual de Pernambuco desde 2008 possuindo experiência em diversas modalidades de ensino: EJA (educação de jovens e adultos), educação integral e semi-integral, Travessia e Ensino Regular. 

CLEODON RONALDO REGO FERNANDES

Mestre em Ensino de Biologia, PROFBIO – UFPB, 2022; Licenciado em Ciências Biológicas, UFRN, 2008; Professor de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, atuando no Ensino Fundamental e Médio.

DANIELA TÁBITA DE LAVÔR

Mestranda em Ensino de Biologia, PROFBIO, UFPB, 2023. Especialista em Ecologia, URCA, 2016 / Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, UNIVASF, 2018. Licenciada em Ciências Biológicas, FACHUSC, 2014. Professora efetiva de Biologia da rede estadual de Ensino de Pernambuco atuando no ensino médio.

DARLENE CAMATI PERSUHN

Farmacêutica, doutora em Bioquímica pela UFPB, e exerce cargo de Professor Associado na UFPB ministrando disciplina de Bioquímica em cursos de Graduação. Coordenou projetos de extensão voltados à divulgação científica no Ensino Médio e criou o Talento Científico Jovem em 2011, uma feira científica voltada para escolas da Paraíba, que até hoje é desenvolvida. Trabalha com projetos de pesquisa envolvendo análise de polimorfismos genéticos relacionados a condições clínicas multifatoriais e absorção e metabolismo de nutrientes de interesse. É credenciada no Programa de Pós-graduação em Ciências da Nutrição (UFPB/CCS) e no programa em rede ProfBio (UFPB/CCEN). Orienta alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica.   

EDMAR DO NASCIMENTO SILVA

Mestrando em Ensino de Biologia, PROFBIO – UFPB; Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido, IFRN, 2021; Licenciado em Ciências Agrárias, UFPB, 2015; Professor permanente de Biologia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, atuando no Ensino Médio, na Escola Estadual Manoel Correia – Ouro Branco.

IARA PATRÍCIA FERREIRA DE SOUSA

Mestranda em Ensino de Biologia, PROFBIO/UFPB, 2023; Especialista em Gestão e Coordenação em Educação, UPE, 2019; Graduada em Ciências Biológicas, UFCG, 2016; Técnica em administração, ETECS, 2022; Professora de Biologia da rede estadual de ensino da Paraíba atuando no Ensino Médio na modalidade EJA.

JOSÉ WILLIAMES DOS SANTOS SILVA

Mestre em Ensino de Biologia pelo PROFBIO, UFPB, 2020; Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela UEPB, 2009; Bacharel em Enfermagem FCM Campina Grande, 2012; Professor efetivo de Ciências da Natureza no município de Queimadas- PB; Professor efetivo de Biologia do Estado da Paraíba.

LAÍSE AMÉRICA DE ALMEIDA LIMA

Mestre em Ensino de Biologia, PROFBIO – UFPB,2022; Licenciada em Biologia, UNAVIDA, 2008; Bacharel em Psicologia, UNIPÊ, 1993; Especialista em Saúde Pública, UNIESP, 2009, bem como, Educação Ambiental, UNIESP, 2011; Professora de Biologia da rede estadual de ensino do estado da Paraíba atuando no Ensino Médio.

MÁRCIA ROSA DE OLIVEIRA

Doutora em Parasitologia, UFMG, 1998; Mestre em Microbiologia, UFV, 1990; Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas, UFV, 1986. Professora do Departamento de Biologia Molecular (DBM) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); coordenou projetos de pesquisa e orientou estudantes de Graduação e Pós-graduação com as seguintes temáticas: Caracterização genética de parasitas do gênero Leishmania associados a diferentes formas clínicas de leishmaniose em humanos, Modelos experimentais para prospecção de novos fármacos para o tratamento das leishmanioses e Qualificação de professores de Biologia da rede pública de ensino.

MÁRCIO GLEY CUNHA

Mestre em Ensino de Biologia, PROFBIO – UFPB, 2022; Licenciado em Ciências Biológicas, UFRN, 2006; Professor de Biologia da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte atuando no Ensino Médio. 

MARISA DE OLIVEIRA APOLINÁRIO

Doutora em Ciências Biológicas (Zoologia), (UFPB); Mestre em Biologia Animal (UFPE); Especialista em Aquicultura (UFRPE); Graduada em Ciências Biológicas (UFRPE); Professora colaboradora PROFBIO/UFPB (Ensino de Zoologia); Professora Titular UABQ/CES/UFCG. Coordenadora do laboratório de Estudos de Peixes e Aquicultura do CES/UFCG. Atua na área de Zoologia com ênfase em estudos com peixes e anelídeos.

PEDRO CORDEIRO ESTRELA

Biólogo (Paris XI) com mestrado (Paris XI) e doutorado (Paris VI/MNHN) em Biodiversidade. Pós doutorados no Programa de Pós-Graduação Genética e Biologia Molecular (UFRGS) e Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Pesquisa nas áreas de Sistemática, Evolução, Zoonoses e Ecologia urbana e agrícola de Mamíferos. Docente dos Programas de Pós-Graduação do mestrado Profissional de Ensino em Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) e Ciências Biológicas (Zoologia) da UFPB. Curador da coleção de mamíferos da Universidade Federal da Paraíba. Coordena e participa de projetos de extensão sobre biodiversidade, coleções biológicas, educação ambiental e kendo.

TIAGO ALVES DE BRITO

Mestre em Ensino de Biologia, PROFBIO – UFPB, 2022; Pós-graduado em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA, 2010. Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo IFPE, 2012 e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2007. Professor de Ciências e Biologia na rede de ensino do estado da Paraíba.

THIAGO LEITE DE MELO RUFFO

Doutor em Educação pelo PPGE/UFPB, 2016. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFPB, 2011. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB, 2008. Professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Cabedelo. Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPB Cabedelo. Professor do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede - PROFBIO/UFPB. Coordenador de Área do subprojeto Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do IFPB. Possui experiência nas áreas de Educação, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia, Formação continuada de professores, Meio Ambiente. Participa do grupo de Pesquisa do CNPq GPEBioMA - Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Ensino de Ciências/Biologia e Malacologia. E-mail

VIVYANNE FALCÃO SILVA DA NÓBREGA

Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos com área de concentração em Farmacologia, 2013. Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas, UFPB, 2007; Professora de Embriologia do Departamento de Morfologia/CCS/UFPB; Professora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO/UFPB. 

FABIOLA DA SILVA ALBUQUERQUE

Bióloga (UFRPE, 1991), com mestrado em Psicobiologia (UFRN, 1994) e Doutorado em Psicologia Experimental (USP, 1999); Pós doutorado no PPG em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (CCET/UFRN, 2019). Professora titular do DFP/CCS/UFPB e Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO/UFPB, tendo sido vice coordenadora nos períodos 2020-2022/2022-2024. Encantada pelo estudo da fisiologia, da cognição e do comportamento. Aprendiz-praticante da pedagogia da autonomia. Compreende o ensino enquanto prática libertadora.

MARIA DE FÁTIMA CAMAROTTI

Doutora em Ciências Biológicas, UFPB, 2004; Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas, UFRPE/UFPB, 1987/2005 e Pós-Doutora em Ensino de Ciências pelo PPGEC/UFRPE em 2018. Professora Associada do DME/CE/UFPB; Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO/UFPB; participa dos grupos de Pesquisa do CNPq em Educação Ambiental, Ensino de Ciências/Biologia e Malacologia - GPBioMA, Formação e prática Pedagógica de Professores de Ciências e Biologia - FORBIO/UFRPE e Pesquisas e Estudos Interdisciplinares em Ensino de Ciências Biológicas - PROFBIO/UFPB.

Downloads

Published

March 10, 2025

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-5942-301-9