Etnicidade e direitos humanos: diferentes leituras

Authors

Ana Cristina Silva Daxenberger
UFPB
Sergio Roberto Silveira
USP

Keywords:

Políticas Públicas, Racismo, Práticas antirracistas

Synopsis

This work is composed of eleven chapters produced by different researchers and teachers of basic education and higher education, from various public and private institutions, who theoretically debate racial theories present in our society and seek to build anti-racist practices in educational contexts. The work also presents two university extension projects demonstrating the responsibility of higher education institutions regarding the production of knowledge and for fostering the strengthening of Afro-Brazilian identity in search of overcoming racism and building new social relationships.

Chapters

  • PARADIGMAS DAS TEORIAS RACIAIS NO BRASIL
  • “A educação antirracista na perspectiva dos direitos humanos:
    uma indissociabilidade necessária à justiça social
  • A educação antirracista como princípio norteador do projeto político pedagógico
  • A lei 10.639/03 na formação do professor em letras LIBRAS da UFPB
    uma análise documental
  • Uma proposta para se trabalhar a Lei no 10.639/2003 a partir marcos arquitetônicos originários do “Antigo Egito
  • Jogos e brincadeiras, etnicidade e BNCC: olhares da educação física escolar
  • Uma educação para a periferia: uma perspectiva de educação antirracista
  • Projeto prosear: conhecendo o outro para conhecer melhor a si mesmo
  • “A inteligência artificial como ferramenta para a disseminação de preconceitos
  • ACERVOS DIGITAIS, GENTE NEGRA E MEMÓRIA COMO DIREITO HUMANO
  • É tudo pra ontem”
    crise ambiental e resistências quilombolas no estado brasileiro da Paraíba

Downloads

Download data is not yet available.

References

BASTOS, Elide Rugai. O ensaísmo dos anos 20. In: BASTOS, Elide Rugai. As criaturas de Prometeu. São Paulo: Global, 2006.

FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Globo, 2008.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 50. ed. São Paulo: Global, 2005.

HASENBALG, Carlos Alfredo. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

MAIO, Marcos Chor. O projeto unesco e a agenda das ciências sociais no Brasil dos anos 40 e 50. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 14, n. 41, São Paulo, 1999.

MAIO, Marco Chor. Abrindo a “caixa preta”: o projeto Unesco de relações raciais. In: PEIXOTO, Fernanda Arêas; PONTES, Heloisa; SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs). Antropologias, histórias, experiências. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2004, pp. 14-168.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PRAXEDES, Rosângela Rocha. PROJETO UNESCO: quatro respostas para a questão racial no Brasil. 2012. 220 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

Downloads

Published

November 9, 2023

Details about this monograph

ISBN-13 (15)

978-65-5942-223-4