Educação na saúde para o fortalecimento do SUS
Palavras-chave:
Educação, Saúde, SUSSinopse
Os objetivos deste livro são abordar conceituações atuais da pedagogia do adulto no contexto da formação e do trabalho em saúde na atenção básica. É a partir desse contexto, portanto, que o presente trabalho procura analisar temáticas pedagógicas no processo formativo de graduação e pós-graduação lato sensu, particularizando a formação profissional do professor e preceptor de estudantes de graduação da área da saúde e pós-graduandos de residências médicas e multiprofissionais.
Os capítulos desta obra versam sobretudo sobre temas da disciplina “Educação na Saúde” do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE. Este é um curso em rede nacional constituído por 22 instituições de ensino - incluindo a Universidade Federal da Paraíba, no seu Centro de Ciências Médicas – sob coordenação nacional da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e daFundação Osvaldo Cruz (Fiocruz). Buscou-se, neste trabalho, descrever as principais teorias de ensino-aprendizagem abrangendo o ensino superior na grande área da Saúde e, portanto, baseadas na educação de adultos e no aprendizado no local de trabalho, um processo de educação permanente.
Cabe a nós, docentes do PROFSAÚDE/UFPB, contribuir como facilitadores para que os mestrandos saibam converter estas informações em conhecimento. Através do AVA, o ensino integrado, a aprendizagem colaborativa e baseada em problemas traz uma transformação no processo formativo dos profissionais participantes, embora seja preciso um sistema educacional que apoie a aplicação das novas metodologias e tecnologias.
Downloads
