Avaliação do Ensino Superior: reflexões e práticas

Autores/as

Mônica Dias Palitot
Caroline Rangel Travassos Burity
Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

CPA, avaliação institucional

Sinopsis

 Compreendemos que avaliar vai muito além de verificação da realidade, é a possibilidade de, partindo do reconhecimento desta poder transformá-la através de um trabalho integrado com toda a instituição. A criação no ano de 2015 do Núcleo de Projetos da CPA/UFPB partiu desta percepção, e da compreensão que a integração da comunidade acadêmica ao processo avaliativo seria a mola mestra para o desenvolvimento de uma cultura permanente de avaliação em que os resultados pudessem ser vistos como conquistas para um processo de desenvolvimento e não um aspecto punitivo como por vezes se compreende avaliação. Trabalhar com avaliação institucional requer conhecimento técnico, das Legislações, dos Regimentos e Resoluções, mas, sobretudo, exige que se tenha afinidade com o tema, que se tenha empatia com as pessoas, que se tenha disponibilidade e vontade de fazer, de se ir além do óbvio.

Trabalhar com avaliação institucional é estar ciente da importância do seu papel na construção de uma instituição que reconheça a importância do papel de cada um: docentes, servidores técnico-administrativos, discentes, funcionários terceirizados, egressos, aposentados enfim todo aquele que direta ou indiretamente contribui para a instituição ser o que é, e o trabalho que ela pode desenvolver para ser cada vez melhor.

Cabe, portanto às CPA´s um olhar fidedigno e crítico, uma análise autônoma da realidade abordada para que a partir dos inúmeros aspectos avaliados as instituições possam promover ainda mais o seu desenvolvimento e o aumento da qualidade do serviço oferecido à sociedade brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mônica Dias Palitot

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (2010), possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Mestrado em Educação (2000) pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada da UFPB, Departamento de Psicopedagogia, no Centro de Educação. Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFPB (CPA/UFPB). Pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa TEAPRENDIZAGEM e do Grupo de pesquisa Aspectos Psicológicos e Sociais da Aprendizagem (GPAPSA) integrado ao Núcleo de Estudos Saúde Mental, Psicometria e Educação (NESMEP). Atua como Professora Pesquisadora do curso Pedagogia Virtual da UFPB. Coordenadora de projetos do PIBIC, PROBEX, PROEXT e Novos Talentos da Capes. Tem experiência na área da /Avaliação Institucional, Psicologia, docência e gestão acadêmica, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno do Espectro do Autismo educação, aprendizagem, avaliação, Psicopedagogia e envelhecimento. Palestrante, autora e organizadora de livros na área de educação, Psicopedagogia e autismo.

Caroline Rangel Travassos Burity, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Política e Gestão Universitária pela UFPB. Formada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo pela UFPB. Advogada, formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Servidora Técnico-Administrativa da UFPB, lotada na Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFPB). Foi Professora substituta da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entre 2010 e 2011 no curso de Direito. Pesquisa na área de Mídia, Relações Internacionais e Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Descargas

Publicado

mayo 12, 2020

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-85-237-1482-6