Linguística e formação do professor de língua portuguesa: múltiplas orientações

Autores/as

Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa (ed)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Francisco Eduardo Vieira (ed)

Palabras clave:

LINGUÍSTICA, ENSINO DE LÍNGUA, FORMAÇÃO DOCENTE, LÍNGUA PORTUGUESA

Sinopsis

A coletânea Linguística e formação do professor de língua portuguesa: múltiplas orientações é um livro bastante relevante a professores e professorandos de língua portuguesa, bem como a todos os profissionais que se interessam por pesquisa e educação linguística. Apresenta algumas discussões sobre os projetos de ensino, as pesquisas em Linguística e as atividades de extensão que são continuamente desenvolvidas pelos docentes do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Federal da Paraíba junto a estudantes de graduação e pós-graduação. 

Capítulos

  • Contribuições para os estudos variacionistas: o papel do VALPB
    Juliene Lopes Ribeiro Pedrosa, Dermeval da Hora, Pedro Felipe Lima Henrique
  • Contribuições da aquisição da linguagem à discussão sobre a oralidade na escola
    Evangelina Maria Brito de Faria, Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
  • Contribuições da Psicolinguística Experimental para a Educação
    José Ferrari Neto, Juliana Novo Gomes, Márcio Martins Leitão, Rosana Costa de Oliveira
  • Análise do Discurso e ensino: para além do texto jornalístico
    Edjane Gomes de Assis
  • A perspectiva dialógica da linguagem em contexto de ensino
    Maria de Fátima Almeida, Pedro Farias Francelino, Terezinha de Jesus Gomes do Nascimento
  • Práticas discursivas de leitura na web: os booktubers e a governamentalidade do sujeito-leitor
    Regina Baracuhy, Karenn Beatriz de Lima Costa
  • Cognição social e aprendizagem situada
    Jan Edson Rodrigues Leite
  • A polissemia lógica de nomes de objetos físicos
    Magdiel Medeiros Aragão Neto, Maria Leonor Maia dos Santos
  • O que é Historiografia da Linguística?
    Leonardo Gueiros, Francisco Eduardo Vieira
  • Saussure e a Linguística
    Mônica Nóbrega, Raquel Basílio da Cunha Dias de Melo
  • Projeto de pesquisa em Linguística: como os autores justificam seus trabalhos acadêmicos?
    Regina Celi Mendes Pereira, Bruna Costa Silva, Rodolfo Dantas Silva
  • Programa Linguístico-Cultural para Estudantes Internacionais (PLEI): espaço de formação, pesquisa, ensino e acolhimento
    José Wellisten Abreu de Souza, Carolina Coelho Aragon, Mariana Lins Escarpinete
  • O estágio supervisionado em tempos de pandemia: narrativas do diário de itinerância para esperançar
    Eliana Vasconcelos da Silva Esvael, Josete Marinho de Lucena, Tiago Aguiar
  • Novos desafios para antigos dilemas do ensino de gramática no Ensino Fundamental: o eixo análise linguística na BNCC
    Tiago Aguiar, Fernanda Rosário de Mello
  • Ementas pedagógicas do Curso de Letras: letramento e formação docente
    Denilson Pereira de Matos, Andrea Bezerra da Silva, Fabiana Souza S. M. de Araújo
  • O PIBID-Língua Portuguesa como espaço dialógico para construção da identidade docente
    Henrique Miguel de Lima e Silva
  • Uma leitura semiótica do ensino de português para surdos
    Vânia Maria de Vasconcelos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Descargas

Publicado

noviembre 4, 2022

Detalles sobre esta monografía

ISBN-13 (15)

978-65-5942-167-1